Grandes amigos, grandes filmes!


O Dia Internacional do Amigo foi em 20 de julho, mas amigo que é amigo lembra dos seus todos os dias. Por isso criamos esta lista: para lembrarmos grande amigos do cinema.

Os amigos Harry Potter, Ronald Weasley e Hermione Granger

A data começou a ser comemorada, inicialmente, em Buenos Aires, mas logo foi tomando o mundo todo porque, como disse Vinícius de Moraes “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”.

Então, prepare a pipoca e chame sua turma para uma sessão de cinema, para celebrar esse sentimento tão especial que é a amizade. Porque amizade de verdade não cobra nem pede nada em troca. Ela simplesmente existe.

1 – Saga Harry Potter (Chris Columbus, 2001, 2002 / Alfonso Cuarón, 2004 / Mike Newell, 2005 / David Yates, 2007, 2009, 2010, 2011): Chegou ao fim a maior saga de todos os tempos para o pessoal da minha geração (se você cresceu emparelhando de idade com os personagens, você sabe o que estou dizendo). Os três personagens principais não são apenas heróis, são grandes amigos e um exemplo do que um amigo pode fazer pelo outro. Harry, Rony e Hermione personificaram tudo que há de mais bonito e mágico na vida: uma amizade pura, verdadeira e gratuita.

2 – Toy Story 1, 2 e 3 (John Lasseter, 1995 / John Lasseter, 1999 / Lee Unkrich, 2010): Depois de um início muito complicado, Woody e Buzz conseguem acertar seus ponteiros e dão sequência a uma série de animação maravilhosa que fala, principalmente, sobre amizade. O carinho do menino com seus brinquedos, a amizade que surge entre seres completamente diferentes, tudo o que fazemos por quem a gente ama: esses são apenas alguns temas destes filmes. “O tempo vai passar / Os anos vão confirmar / Às três palavras que eu proferi / Amigo estou aqui”.

River Phoenix em Conta Comigo

3 – Conta Comigo (Stand by Me, Rob Reiner, 1986): Esse já foi um clássico da sessão da tarde e nunca será esquecido. Um grupo de quatro amigos saem a caça de aventuras e encontram muito mais do que isso, além de descobrir o valor de uma grande amizade. O roteiro adaptado da obra de Stephen King é um dos mais emocionantes e vale a pena sempre ser relembrado. “Whenever you're in trouble / Won't you stand by me / Stand by me”.

4 – Quatro Amigas e um Jeans Viajante (The Sisterhood of the Traveling Pants, Ken Kwapis, 2005): Em dezesseis anos, as melhores amigas Lena, Carmen, Bridget e Tibby nunca haviam se separado. Mas tudo estava prestes a mudar, e na véspera de sua primeira separação, elas compram uma calça jeans que, misteriosamente, cabe nas quatro meninas. Elas decidem que o jeans ficará uma semana com cada uma e, durante esta semana, cada uma delas viverá uma situação inesperada e especial. Esse filme é uma adaptação de um livro homônimo.

5 – A Cura (The Cure, Peter Horton, 1995): Até que ponto você chegaria para ajudar seu melhor amigo? Que barreiras você venceria para ajudá-lo? Erik é um garoto solitário que faz amizade com seu vizinho, Dexter, um garoto de 11 anos que tem AIDS. Quando eles lêem uma notícia dizendo que um médico em Nova Orleans descobriu a cura para a doença, eles resolvem atravessar o país para testá-la.

Cidade dos Homens

6 – Cidade dos Homens (Cidade dos Homens, Paulo Morelli, 2007): Um filme nacional, no qual os famosos amigos Laranjinha e Acerola protagonizam uma história de amizade numa favela do Rio de Janeiro. Depois de uma infância difícil, os amigos continuam juntos nas batalhas da vida, vão crescendo e dividindo experiências, ao mesmo tempo em que tentam sobreviver a dura vida na favela.

7 - Mary & Max - Uma Amizade Diferente (Mary and Max, Adam Elliot, 2009): Mary Daisy Dinkle é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

8 – O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas, Mark Herman, 2008): Uma amizade que surge em uma situação inesperada, se desenvolve de forma linda e acaba de forma trágica. Os horrores da guerra e as belezas de um companheirismo inocente estão retratados neste filme. Enquanto Bruno é filho de um oficial alemão, Shmuel é judeu e está preso em um campo de concentração. Mesmo estando cada um de um lado da cerca, essa amizade entre crianças cresce independente da ideologia e disputas políticas que ocorrem entre os adultos.

9 – Irmão Urso (Brother Bear, Aaron Blaise & Robert Walker, 2003): Ao ser castigado pelos deuses por ter renegado seu totem, Kenai descobre que uma amizade pode se tornar muito mais do que isso, e que quando estamos predestinados a um caminho, é impossível fugir dele. Uma jornada entre dois seres que perderam muita coisa, mas que vão encontrar um no outro uma nova vontade de viver.

Susan Sarandon e Geena Davies em Thelma & Louise

10 – Thelma & Louise (Thelma & Louise, Ridley Scott, 1991): A história de uma amiga que apoia a outra até nas loucuras. Cansadas da vida monótona do american way of life, as amigas Thelma e Louise resolvem botar pra quebrar, deixar tudo pra trás e mudar de vida num fim de semana. Mas algo dá errado e elas descobrem que sua amizade é tudo o que têm.

Agora conte para nós: faltou algum grande amigo nesta lista?

Grandes amigos, grandes filmes! é um post original do blog dos Grandes Filmes.



Carol Bull Autora: Carol Bull - @carolzinhabull

Formada em Estudos de Mídia, faz pós-graduação em Arte e Cultura. É amante do cinema desde sempre.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO